solidariedade

VÍDEO: escola de Santa Maria monta árvore de presentes para alunos

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Final de ano nas escolas é sempre época para reunir estudantes e professores para celebrar o ano letivo e desejar boas férias a todos. A pandemia não trouxe novos ares apenas para as celebrações familiares - agora restritas a poucos integrantes - mas sim, remodelou as práticas escolares em todos os âmbitos.

A comemoração de Natal na Escola Rômulo Zanchi, idealizada pela diretora Jane Zorzi, 62 anos, é regada a carinho e cuidado com os alunos, ao mesmo tempo em que se previne a Covid-19.


Nas árvores que ficam na entrada da escola, foram pendurados diversos pares de chinelos e máscaras. Os alunos que vão entregar suas atividades, já podem sair de lá com um presente.

Rede estadual começa período de rematrículas nesta segunda-feira

Foi o que fez o estudante Pedro Henrique Barbosa Silva, 14 anos, que está matriculado no colégio há oito.

- Eu achei muito legal a iniciativa, porque faz muita falta não termos mais aulas presenciais, nem encontros na escola. Esse ano foi bem difícil, Mas foi em nome da segurança de todos - conta.

A diretora Jane conta que a ideia não é nova, mas que foi nesse ano que conseguiu colocá-la em pratica. Com a ajuda de outros professores, a ação foi divulgada no Facebook em novembro. Até agora, diversas lojas, entidades e familias aderiram e fizeram doações.

- Sempre cultivamos o costume do presente. Dar e estar presentes. Natal sempre foi sagrado e a ideia da árvore com chinelos, veio para simbolizar que, com esta pandemia, tivemos uma caminhada diferente. E para esta caminhada, nada melhor do que estarmos com os pés calçados. E a forma mais tradicional e confortável para representar isso, é um chinelo - revela Jane.

Professores dão dicas para o último mês de estudos antes das provas do Enem

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

DESPEDIDA
Essa foi uma forma feliz que a diretora Jane encontrou para dar adeus às salas de aula. Com 44 anos de experiência como professora,ela logo estará aposentada. 

- Agora é o momento para seguir outros rumos. Queria poder trabalhar por 50 anos, mas vou ficar devendo esses seis, para cuidar de mim e da minha família - conta a diretora, com humor.

Além desta ação de Natal, a escola costuma se organizar e envolver a comunidade em outras atividades. Na semana passada, foram doados 100 kits de alimentação para beneficiários do Bolsa Família.

Na pandemia, preparação para o Enem exige maior esforço dos candidatos

A professora afirma que as ações seguem sempre ativas e incentiva a comunidade a doar chinelos e alimentos na escola.

-Não é só a criança que recebe. Ofertamos, também, para as famílias delas. Acredito que tenha chinelo para todos os alunos do Rômulo Zanchi. Alimentos nós sempre temos. Aqui todos são acolhidos de acordo com sua necessidade - relata.

Sobre a aposentadoria, Jane diz que o coração está acelerado e com sentimento misto de saudade antecipada, com sensação de dever cumprido.

- Esse é um momento para mostrar que a gente continua caminhando e tem que caminhar sempre com os pés no chão. Encerro agora muito feliz, esses 44 anos de dedicação aos alunos e ao ensino. É gratificante levar as coisas além dos muros da escola.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Educação confirma inscrições do Fies 2021 para janeiro Anterior

Ministério da Educação confirma inscrições do Fies 2021 para janeiro

Rede estadual começa período de rematrículas nesta segunda-feira Próximo

Rede estadual começa período de rematrículas nesta segunda-feira

Educação